Neste post, vamos falar sobre o quanto você deveria gastar com marketing digital em sua empresa. Essa é uma questão que costuma gerar muitas dúvidas.
Para começar, podemos dizer que uma quantia de por exemplo R$ 1 milhão, que para a maioria é impensável, para algumas grandes empresas é corriqueira. Assim, mensurar se o investimento que será feito em marketing digital é “muito” ou “pouco” é sobretudo uma questão de referência, ou seja, temos que estabelecer os parâmetros adequados.
Mas, calma! Não se assuste e não imagine que precisará gastar milhões, muito longe disso! Os investimentos em marketing digital costumam se caracterizar por cifras superacessíveis (com resultados expressivos).
Geração de parâmetros
No marketing digital, o mais interessante são as infinitas possibilidades para criar campanhas utilizando diferentes ferramentas. Por meio delas, é possível identificar quais campanhas e quais plataformas estão apresentando melhor resultado. E tudo isso praticamente em tempo real, possibilitando ajustes para tomada de decisão em novos períodos e campanhas.
Quando você cria uma campanha, e utiliza como mídia de veiculação uma revista, você não consegue saber exatamente quantos clientes visualizaram o anúncio e ligaram para sua empresa por conta exclusivamente desta veiculação, concorda? Já no marketing digital você possui todas as informações relacionadas à sua campanha e consegue investir novamente nas mídias que estão gerando contatos de vendas.
Portanto, a questão do quanto você deve investir em marketing digital é algo muito vago. Na verdade, a pergunta deveria ser: Quero gerar R$ 10 mil em vendas, para isso, quanto preciso investir?
Uma vez definido o valor que você deseja ter como resultado, outros números vão entrar no planejamento de marketing digital, como por exemplo, quantas buscas no seu mercado de atuação existem. Para exemplificar, se em seu mercado mil pessoas realizam buscas mensais e se você tem 10% de cliques, você terá 100 pessoas em seu site. Se 10% solicitarem contato e comprarem, você terá 10 vendas imaginando seu ticket médio em R$ 1 mil. Então, teremos R$ 10 mil em vendas.
Mas, qual o seu custo com publicidade digital? Vamos novamente exemplificar. Se tivermos um custo por clique de R$ 1 para as 100 pessoas que clicaram, teremos então um investimento de R$ 100,00.
Claro que aqui utilizamos números hipotéticos, somente para que você consiga visualizar um pouco melhor como tudo funciona no marketing digital.
Portanto, a questão do quanto gastar com marketing digital leva em conta diversos fatores, considerados em análises qualitativas e quantitativas.
Mas, para iniciar qual o investimento ideal? Antes de mais nada ter um site responsivo e otimizado é essencial para você ter sucesso na internet. Possuir um plano de inbound marketing bem definido, considerando a jornada do cliente, as personas, landing pages e ofertas, além de uma presença nas redes sociais bem elaborada também é fundamental.
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