Inbound marketing agência em Campinas

Surgido oficialmente nos EUA a partir de 2009, o conceito de Inbound Marketing começou a se popularizar rapidamente pelo mundo inteiro, desde então. A metodologia tem como premissa o relacionamento com o consumidor em vez de simples propagandas e interrupções, como acontece no chamado Outbound Marketing. Imagine a cena: você está assistindo a uma novela, e no ápice dos acontecimentos, a história é interrompida para a entrada dos comerciais. Este é o conceito de Outbound.

Em Inbound Marketing, a ideia é criar e compartilhar conteúdo voltado para um público-alvo específico, criando um vínculo com o potencial cliente.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração, que neste caso quer dizer que quem procura pela empresa ou produto é o próprio cliente, e não o contrário.

 

Funil de marketing e vendas

Confira no funil, como o conceito de Inbound funciona na prática, desde a atração  do prospect, conversão, relacionamento até chegar à fase final da venda do produto.

Repare que no estágio inicial o interessado é atraído, ou seja, transformado em “visitante” . Em seguida, ele passa a ser um “lead” e por fim torna-se um cliente efetivo.

Como o objetivo das campanhas de automação de marketing é interagir de forma personalizada e inteligente com os interessados (leads), é fundamental construir conteúdos específicos para cada uma das etapas.

Assim é possível “preparar” e ajudar os interessados a avançar de forma mais natural e eficiente pelo processo de compras.

Confira os passos da jornada de compra do cliente, e de que forma ele é impactado por nossas ações.