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Como usar o Inbound Marketing para empresas de tecnologia?

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Como usar o Inbound Marketing para empresas de tecnologia-blog

O mercado de tecnologia está em alta e não para de crescer, o que é muito animador para quem tem uma empresa no setor. Porém, com o aumento da demanda, também acontece o acirramento do mercado – fazendo com que a sua marca tenha de investir para poder se diferenciar, ser lembrada pelos consumidores e, claro, ainda educar o mercado.

Todos esses objetivos parecem muito difíceis de serem alcançados? Pois saiba que o inbound marketing em empresas de tecnologia pode ser a solução que faltava para você. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que é o inbound marketing e por que ele é diferente?

O inbound marketing é um novo método de se fazer marketing que busca se relacionar com os seus possíveis clientes, oferecer informações ricas e de qualidade e entender a realidade e as necessidades do seu público-alvo antes de fechar uma venda.

Essa é uma postura bem diferente do que temos vivenciado há anos com o marketing tradicional (também chamado de outbound marketing) que preza por ações mais “invasivas”, como propagandas em rádios, TV e na própria internet, interrompendo o futuro consumidor para fazer uma proposta comercial (a qual, muitas vezes, não foi solicitada).

O segredo para que o inbound marketing tenha crescido tanto está justamente na mudança da mentalidade do consumidor e, claro, no avanço das tecnologias de comunicação. Graças à internet, hoje as pessoas conseguem ter muito mais dados antes de se decidirem por uma compra, pesquisando sobre as soluções disponíveis no mercado, as empresas que mais se destacam, os cases de sucesso e muito mais.

Esse novo consumidor, portanto, não se sente “motivado” a fechar um negócio apenas porque viu um anúncio invasivo em uma revista ou na TV, pelo contrário, ele precisa entender as soluções propostas pela empresa e enxergar valor nesse produto ou serviço, além de confiar na marca em questão.

No setor de tecnologia, essa necessidade é ainda maior, visto que muitos produtos e serviços são totalmente inovadores. Por isso, oferecer conteúdos e informações de valor aos seus prospects é essencial, garantindo um bom relacionamento e, ainda, ajudando seus futuros clientes a enxergarem os potenciais que a sua solução oferece para melhorar suas vidas e resolver seus problemas.

Quais as vantagens que usar o inbound marketing em empresas de tecnologia pode trazer?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o inbound marketing e como ele se relaciona de maneira diferenciada com os clientes e possíveis clientes, pode estar se questionando de que forma essas estratégias vão ajudar a sua empresa de tecnologia, certo? Veja algumas vantagens.


Diferencia a sua marca

Nós falamos no início desse conteúdo que o mercado de tecnologia está cada vez mais competitivo. Isso significa que você precisa encontrar maneiras de falar com o seu consumidor e de, claro, se fixar na mente dessas pessoas, sendo visto como um negócio diferenciado e que realmente resolve os problemas dos seus clientes.

O inbound marketing pode lhe ajudar nesse sentido, já que a base da sua forma de funcionamento está justamente em criar e estreitar o relacionamento com seus prospects, através de conteúdos ricos e informativos, de materiais gratuitos, de vídeos explicativos e de muitos outros itens, que podem ajudar a sua marca a ser reconhecida como especialista dentro do seu nicho – aumentando o valor de mercado do que você produz.

Quanto mais confiança os seus prospects sentem na sua marca, maiores as chances de eles fecharem negócio com você e, claro, de indicarem seus produtos e serviços a outras pessoas.


Melhora as taxas de conversão

Melhorar o posicionamento da sua marca e se diferenciar da concorrência é ótimo, mas o que todo empresário deseja mesmo é aumentar as suas vendas, certo? Pois o inbound marketing em empresas de tecnologia também consegue atingir esse objetivo.

Com uma boa estratégia de inbound marketing e inbound sales alinhadas, você consegue aumentar o número de leads (pessoas interessadas em fazer negócio com você), e claro, a sua taxa de conversão – além de ainda conseguir vender mais vezes para as mesmas pessoas e de aumentar a sua taxa de fidelização.

Tudo isso acontece porque o processo de vendas é diferenciado e focado em resolver os problemas dos seus leads, sendo muito mais personalizado. Outra vantagem é que com o inbound marketing você terá acesso a dados precisos sobre cada uma das etapas das suas estratégias, como o número de leads captados, as ações desses leads dentro da sua estratégia, o número de leads prontos para as equipes de vendas e muito mais, o que ajuda a tornar as suas estratégias uma verdadeira máquina de vendas.


Aumenta as oportunidades de negócio

O inbound marketing trabalha em sua base com a ideia de persona (que são perfis semifictícios dos seus consumidores reais). Com isso, é possível entender muito melhor quem a sua empresa deseja atingir e, principalmente, quais são os principais dilemas e dificuldades que essas pessoas enfrentam (e de que forma a sua empresa poderá oferecer uma solução realmente assertiva).

Dessa forma, você não gasta tempo e nem dinheiro com estratégias para as pessoas erradas ou que não estão propensas a fecharem negócio com a sua empresa – isso ajuda a aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) das suas estratégias e aumentar as suas taxas de sucesso.

Além disso, ao entender muito bem quem são seus clientes, você consegue pensar em soluções cada vez mais personalizadas para esse público, aumentando as suas oportunidades de vendas e diferenciando a sua empresa.


Aproveita melhor os seus investimentos

Praticamente tudo dentro do inbound marketing é metrificável. O que isso significa? Que você terá dados sempre atualizados de tudo o que acontece nas suas estratégias, evitando que você invista em pontos que não estão trazendo retorno ou que sequer tenham influência sobre os seus prospects.

Por ser tão metrificável, o inbound marketing aproveita melhor os seus investimentos, aumentando o seu ROI e reduzindo o custo por aquisição e o custo por manutenção de cliente.

Como você pode notar, o inbound marketing em empresas de tecnologia é uma ótima maneira de se diferenciar da concorrência, entender melhor os seus clientes e, claro, vender mais – tudo isso com investimentos menores e mais precisos.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse tema? Deixe um comentário pra gente!

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