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Como o e-mail marketing pode fazer aumentar (e muito) as suas vendas?

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Como o e-mail marketing pode fazer aumentar e muito as suas vendas-blog

Gerar vendas é um dos objetivos de qualquer campanha de marketing digital, porém, nem sempre as pessoas se atentam para o e-mail marketing, uma ferramenta extremamente poderosa (quando usada da maneira adequada), capaz de falar diretamente com seu cliente ou possível cliente e ainda com um grande poder de metrificação.

Se você ainda não usa o e-mail marketing nas suas estratégias, ou não tem certeza se vem explorando ao máximo essa ferramenta, continue a leitura e veja as inúmeras possibilidades de uso desse item!


Por que o e-mail marketing é uma ferramenta importante?

Antes de começarmos a falar sobre o poder do e-mail marketing para aumentar as suas vendas, é essencial “desmistificarmos” essa ferramenta. Quando o marketing digital começou, infelizmente, era comum que algumas empresas do setor comprassem listas prontas com endereços de e-mail e acabassem fazendo disparos sem nenhum estudo e nenhuma relevância.

Isso contribuiu para o aumento do SPAM, o que levou a penalizações de algumas marcas, e, claro, a um verdadeiro “terror” em ser categorizado como uma empresa que envia SPAM aos seus clientes – algo capaz de manchar a confiança dessas pessoas no seu negócio.

Porém, fazer uma campanha de e-mail marketing hoje é totalmente diferente de fazer SPAM. Primeiro, porque você NUNCA deverá usar listas prontas de contatos, mas sim trabalhar na captura de leads, fazendo com que as pessoas que desejam se relacionar com a sua empresa tenham oferecido por livre e espontânea vontade os seus contatos.

Isso significa que você não estará fazendo uma comunicação intromissiva, com alguém que não deseja ser abordado ou que sequer conhece a sua marca. Você estará se comunicando com alguém que já demonstrou interesse na sua empresa – e que pode querer saber mais sobre o seu negócio.

Além disso, uma boa campanha de e-mail marketing é planejada. Isso significa o envio de conteúdos altamente direcionados para as necessidades e desejos de cada lead, respeitando sempre a etapa do funil em que ele se encontra.

Assim, é possível otimizar a sua campanha para disparar determinados tipos de e-mail (como conteúdos introdutórios sobre o seu mercado) para um grupo de leads que possui características semelhantes (pessoas que ainda estão buscando saber mais sobre o seu setor, por exemplo). Aumentando as chances do seu disparo ter relevância e sentido para aquelas pessoas, e tornando sua comunicação mais acertada.


Como o e-mail marketing pode ajudar a aumentar as minhas vendas?

Agora que você já entendeu que e-mail marketing é completamente diferente de SPAM, talvez esteja mais claro o poder que essa ferramenta possui ao falar diretamente com seus clientes ou potenciais clientes, não é mesmo? Veja em detalhes algumas possibilidades de estratégias.


Atraindo mais tráfego para o seu site

Atrair tráfego para o seu site é algo importante, principalmente quando desejamos mostrar os diferenciais da nossa marca e do nosso serviço. No marketing B2B principalmente, conseguir levar mais visitantes ao seu domínio pode nem sempre ser uma tarefa simples.

Com o e-mail marketing você pode não apenas atrair tráfego, como enviá-lo para páginas específicas do seu negócio, aumentando o poder de vendas. Uma maneira de fazer isso é com as tão conhecidas newsletters, com elas você pode:

  • apresentar novas opções de conteúdo adicionados ao seu blog corporativo;
  • comunicar alterações nos seus produtos ou serviços, como lançamento de versões mais recentes ou versões para teste;
  • enviar promoções exclusivas para a sua base de inscritos, redirecionando o tráfego para determinada página dentro do seu site.

Após atrair seus leads com um bom conteúdo, a tendência é que essas pessoas comecem a se engajar mais com a sua marca e estejam dispostas a compartilharem seus posts e novidades. Para conseguir isso, é importante enviar um conteúdo atraente, educativo, divertido e até mesmo inspirador, aumentando a sua base de contatos fiéis.

Quanto mais visitas no seu site, mais oportunidades de negócio!


Nutrindo os seus leads

A nutrição de leads é uma etapa importantíssima dentro de qualquer estratégia de Inbound Marketing, aumentando o nível de engajamento e também guiando os seus prospects em direção a venda.

Diferentemente da newsletter, na nutrição de leads você fará um trabalho maior em entender e dividir os seus prospects dentro do funil de vendas (e também diferenciando-os, por exemplo, por tipo de conteúdo que mais consomem, linha de produtos que já compraram e outros tipos de segmentações). Quanto mais segmentada estiver a sua lista de contatos, maior o potencial que os e-mails façam sentido e convertam.

Na nutrição de leads você buscará fazer um verdadeiro follow-up dos seus leads, usando os e-mails disparados para educar e motivar os seus clientes, buscando guiá-los cada vez mais para dentro do funil, até que estejam prontos para serem abordados por suas equipes de vendas.

Note que, quanto mais informações sobre o seu mercado e as diferenciações da sua empresa seu prospect tiver, mais propenso a fechar negócio com você ele estará, além de enxergar valor no produto ou serviço que você oferece.

No marketing B2B, em que o processo de vendas pode ser mais longo, uma boa nutrição de leads é essencial para conseguir preparar esses prospects adequadamente, ensinando-o termos e tecnologias importantes para o seu setor e demonstrando como a sua marca é diferenciada, sólida e moderna, por exemplo.


Aumentando as taxas de conversão

Para conseguir aumentar as suas taxas de conversão é muito importante que suas estratégias de e-mail marketing sejam pensadas e metrificadas corretamente. Assim, quanto mais segmentada for a sua lista de contatos, melhores serão os seus resultados.

Vá acompanhando as métricas dos seus e-mails, e conforme seus leads comecem a se aproximar do fundo do funil, acione as suas equipes de vendas para um contato mais próximo – aumentando a sua conversão e fechando negócios.

Abordar um lead que ainda não está preparado ou que acabou de conhecer a sua empresa é um erro comum, e que pode colocar em risco a sua estratégia. Por isso é tão importante acompanhar a evolução dos seus leads dentro da sua estratégia de e-mail marketing.

Na hora de aumentar as taxas de conversão, você também pode usar algumas estratégias diferenciadas, como:

  • ao enviar um e-mail de confirmação de uma compra, incluir um cupom de desconto para que o cliente continue comprando de você, ou ainda uma senha para testar uma versão beta de algum outro item que você oferece;
  • quando algum cliente enviar uma dúvida ao seu canal de comunicação, use o e-mail marketing de resposta como sugestão para o direcionamento a alguma página específica e importante dentro da sua estratégia;
  • se algum cliente navegou na sua e-commerce em busca de um produto X, mas não o encontrou, ou ainda acabou abandonando o carrinho, envie um e-mail marketing com sugestão de produtos semelhantes ao que ele buscava, ou ainda com promoções parecidas com o carrinho abandonado, aumentando as chances de finalização da compra.

Essas são apenas algumas ideias de como uma boa estratégia de e-mail marketing pode ajudar a sua marca a se relacionar melhor com os seus prospects, guiando-os para dentro do funil, oferecendo informações de qualidade e ajudando essas pessoas a enxergarem valor na sua marca e no que você vende, aumentando as suas oportunidades de vendas.

Gostou desse conteúdo? Entre em contato com um dos nossos consultores e potencialize as suas estratégias de e-mail marketing!

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