Ainda é possível perceber que empreendedores se equivocam quando estão em busca de uma agência para cuidar da marca delas. Há muita informação disponível na internet, mas é comum perceber dúvidas de empresas acerca dos trabalhos realizados por agências de publicidade e agências de marketing digital.
Ambas trabalham com o mesmo nicho de mercado, porém com diferentes focos, entregando portanto resultados distintos. É importante saber a diferença básica entre as agências, para que o gestor seja capaz de reconhecer qual das duas irá abranger a necessidade atual da empresa, para que possa escolher o tipo de agência que corresponde às expectativas.
Neste artigo, explicamos a diferença entre a agência de marketing digital e a agência de publicidade, esclarecendo as funções de cada uma, a fim de ajudar empreendedores e empresas a fazer a melhor escolha no momento da contratação do serviço. Confira!
Para explicar de uma forma simples e generalizada, Marketing são “Processos e estratégias para criar e ofertar algo de valor, em uma relação comercial, atendendo os desejos e necessidades de um mercado”. Tais soluções podem ser desde um produto físico, um serviço, até uma consultoria, desde que resolva um problema entregando valor.
As agências de Marketing Digital são as mais recentemente introduzidas no mercado competitivo da publicidade e comunicação, e são responsáveis pelas estratégias de marketing que são implementadas através do amplo universo digital.
O intuito das agências de marketing digital não é comunicar a solução do cliente, mas aumentar o número de vendas no cenário geral da empresa, atraindo um público ideal que já tem interesse na solução oferecida pelo cliente. Outro objetivo é gerar mais visibilidade para a marca na internet, aumentando as vendas e o lucro em curto e médio prazo.
O Marketing Digital é um serviço muito atraente por ter um custo menor, e conseguir alcançar a meta proposta um período de tempo menor. Alguns dos principais serviços oferecidos por agências especializadas neste serviço são:
Agências de publicidade podem também prestar serviços digitais, porém não costumam ser especializadas neste segmento como agências de Marketing Digital. A agência de publicidade, é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. São agências que gerenciam todos os processos relacionados à propaganda.
O perfil de cliente para uma agência de publicidade, é aquele que deseja fazer propagandas institucionais, marketing e comunicação externa da empresa, construção de marca, assessoria de imprensa, entre outros serviços. É um trabalho muito mais amplo e muito mais relacionado a imagem que o cliente deseja passar para o público.
A agência de publicidade produz material para impressão como banners, flyers e releases. Além de serviços como:
E aí, ficou clara a diferença entre agência de marketing digital e agência de publicidade? Agora que você sabe quais tipos de trabalho cada uma delas realiza, você conseguirá escolher qual tipo de agência deve contratar para atender a sua demanda.
Entenda mais sobre marketing digital com o e-book 'Marketing digital o passo a passo para iniciantes'. Baixe agora mesmo gratuitamente! Qualquer dúvida que tiver com relação a serviços de Marketing Digital, entre em contato com a Lince.